Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

13 de jul. de 2011

Ninja(忍者)


ninja 

Ninja (忍者) ou Shinobi era uma organização secreta marcial que habitava as províncias de Iga e Koga, no Japão. Eles sempre foram muito reconhecidos por suas habilidades de infiltração, no Japão feudal do século XIV. Prestavam serviços ao receber pagamentos, e seus trabalhos envolviam espionagem,assassinato, sabotagem, dentre outros. Como os locais onde eles viviam eram de difícil acesso, eram isolados e isto fez com que as famílias ninjas gerassem uma cultura extremamente sincrética. Ninjas eram mais especializados em infiltração (armadilhas, armas ocultas, inteligência) do que combate em campo aberto, ao contrário da crença popular.
A filosofia de vida dos ninjas era chamada de Ninpo (Ninjutsu) , que corresponde a adaptação, a liberdade e a perseverança férrea como princípios basilares.
As espadas ninja, conhecidas por Ninja to, eram devidamente adaptadas a suas técnicas. Ao contrário da espada samurai, a Ninja to possuía a lâmina reta e menor do que uma Katana (espada samurai), permitindo um uso mais junto ao corpo (utilizando-se do tronco todo como força-motriz, ao invés de apenas os braços, como faziam os samurais), um ocultamento e transporte mais fáceis. Pórem nem sempre era comum a utilização somente desse tipo de equipamento, sendo a shinobi katana uma arma também muito popular na época.
Foto : Espada ninja

Nas diversas missões que lhe eram dadas,além das espadas, os ninjas utilizavam também vários outros equipamentos e armas. A Kawanaga, ou gancho de agarre, era muito utilizada para ultrapassar muros e similares. Algumas escolas usavam bombas de fumaça para facilitar suas fugas.
Shakens (ou shurikens), as conhecidas "estrelas ninja", também eram utilizadas amplamente. O Shinobi Shozoku, ou uniforme ninja, tinha por função camuflar o ninja no ambiente, de modo a facilitar a sua "invisibilidade". O uniforme ninja não era totalmente preto como muitas pessoas pensam, pois o preto se destaca mesmo sendo noite, os tons mais comuns eram azul marinho, marrom escuro, e outras tonalidades escuras, pois os ninjas costumavam trabalhar a noite.
Era muito comum também eles usarem disfarces de camponeses, pescadores, etc. Tudo para facilitar o trabalho como espião.
Também havia mulheres ninja, denominadas Kunochi. Entre outras vantagens características delas, as mulheres ninja usavam a sedução (kisha) como arma, pois além de seu treinamento normal junto com seus companheiros do sexo masculino, também recebiam treinamento especial na arte da sedução, na arte de elaboração e aplicação de venenos e usavam o Tesen (leque) com lâminas de metal, assim como as das espadas. Atuavam combatendo ou seduzindo homens de alto poder político; com a sedução elas conseguiam maior facilidade em obter as informações secretas de que precisavam.
Os ninjas geralmente buscavam defender suas terras e sua família dos interesses feudais latifundiários. No entanto, alguns clãs shinobi trabalhavam como mercenários e algumas alianças com senhores feudais ocorria, conforme os interesses políticos do momento. A lenda de que um ninja jamais poderia ser pego vivo é uma mentira, tanto que ao menos uma história é ilustrativa: um ninja, ao ver que seria apanhado, quebrou o pescoço de uma raposa e a enfiou em seu uniforme. Ao ser levado ao daimyo (senhor feudal), protestou pelo suicídio ritual (sepukku ou harakiri), que foi realizado diante do próprio senhor, tendo sido depois jogado na natureza. Porém, na verdade o ninja havia cortado somente a raposa, para que ao ver o sangue, os demais pensassem que ele havia se matado realmente.

A arte dos ninjas é denominada Ninjutsu. Ela possui vários ramos e técnicas específicas para determinadas situações, o que o torna muito difícil de se definir. Atualmente, existem várias escolas tradicionais de Ninjutsu,mas cada escola tem as suas peculiaridades e preferências por determinados estudos. Entre as inúmeras técnicas do Ninjutsu, estão: a arte da invisibilidade (na verdade, da camuflagem), luta desarmada e armada (envolvendo o manejo de espada, bastão, lança, armas com corrente e outras mais exóticas), pressão de pontos vitais (o que podia levar o adversário a dores insuportáveis ou até mesmo à morte), técnicas especiais de fuga, métodos de caminhar silenciosamente, escalada de obstáculos, luta dentro d'água, envenenamento, hipnose, treinamento de flexibilidade das juntas (o que facilitava fugas de amarras) e, finalmente, a arte dos disfarces, que envolvia também técnicas de dramatização, o que possibilitava o ninja se passar por outras pessoas.
Apesar da tradição de 3000 anos, as primeiras aparições ninja vão ocorrer, no Japão, a partir do séc. VI até a era meiji , no séc. XIX, a utilização desses agentes como espiões foi aos poucos diminuindo e adentrando, novamente nas brumas da história, para renascerem mais tarde, como, durante a Guerra Russo-Nipônica em 1905 e no período que marca a Segunda Grande Guerra 1939-1945. Um registro importante é que, enquanto os samurais ainda procuravam entender a eficiência das armas de fogo levadas ao Japão pelos portugueses, os ninjas de pronto já incluíram essas armas em seu arsenal e passaram a utilizá-las em suas operações, pois haviam conhecido-as pelo intermédio de piratas chineses e japoneses.

O universo ninja ainda é tema constante na indústria do entretenimento japonês, sendo explorado nos jogos,mangás,animes e filmes. Com certeza, o que mais fascina nesses formidáveis guerreiros é o mistério milenar que os cercam.

Cena de Ninja Assassin, que dispensa comentários/Divulgação
 Cena do filme "Ninja Assassino"

Um dos grandes jogos famosos:"Ninja Gaiden"

O tão conhecido anime Naruto

....

Fonte: nipocultura


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...