Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

16 de jun. de 2011

A história da Sony

O nascimento de uma grande amizade e parceria
Masaru Ibuka e Akio Morita

 Masaru Ibuka e Akio Morita

Os dois se conheceram em 1944, quando trabalharam juntos no Centro de Pesquisa Naval Japonês. Morita havia sido escalado como tenente da Marinha e Ibuka era engenheiro-chefe da Companhia de Instrumentos de Precisão do Japão.
O destino juntou a vida desses dois homens geniais, que tinham uma ampla visão de negócios, mesmo numa época em que o Japão se encontrava destruído pela Guerra. E das cinzas eles fizeram nascer uma grande empresa de nível internacional, que emprega mais de 160 mil pessoas.

O nascimento de uma grande empresa

A sociedade começou em 7 de Maio de 1946, quando Akio abandonou a carreira militar e resolveu se aliar ao amigo, investindo o equivalente a 190.000 ienes para criar uma empresa, a Tokyo Tsushin Kogyo K.K. (Tokyo Telecommunications Engineering Corporation), também conhecida como Totsuko, localizada em um dos grandes armazéns bombardeados da cidade de Tóquio, com apenas 20 empregados e que consertava equipamentos elétricos, e também  tentava construir seus próprios produtos.

Mesmo a empresa não tendo maquinaria e muito pouco equipamento científico, a evolução dela se deu apenas com a inteligência e conhecimentos de Ibuka e Morita,que se preparavam para criar novos mercados.
A primeira aposta foi o lançamento de um inovador leitor de fita magnética, concebido para o mercado emergente do ensino da língua inglesa, que teve uma enorme aceitação junto às escolas e universidades locais. Mas o mercado japonês ainda sofria os efeitos devastadores da guerra. Logo, a maioria dos consumidores não dispunha de meios financeiros para comprar equipamentos de eletrônica sofisticada. Em 1950, a empresa lançou o “Soni-Tape”, primeiro cassete de gravação. Este evento foi rapidamente seguido pelo lançamento do primeiro gravador de cassetes magnético do Japão, o G-Type.

Invenções da Sony

1968
● Lançamento do TRINITRON, primeiro televisor a cores com cinescópio.
1970
● Introdução dos cartões para ajudar a guardar informação.
1979
● Lançamento do WALKMAN, um K7 player que foi o primeiro tocador de músicas portátil do mundo.
1982
● Lançamento do disquete flexível de 3.5.
1984
● Lançamento do DISCMAN, nome dado pela SONY ao primeiro leitor de CD portátil, chamado D-50 e introduzido no mercado para substituir ao Walkman. Atualmente perdeu muito espaço para os aparelhos de MP3, tendo sido tecnologicamente superado. Outro fator que sempre prejudicou seu prestígio era o grande consumo de pilhas, o que foi sanado com o surgimento das pilhas recarregáveis.
1985
● Lançamento da HANDYCAM, pequenas e portáteis câmeras de vídeo com formato de fita 8mm, que tinham a vantagem de serem menores que os concorrentes VHS e Betamax, mantendo a mesma qualidade de imagem.
1987
● Lançamento do DAT (Digital Audio Tape), K7 com alta qualidade sonora pouco aceito por usuários domésticos, mas muito usado por profissionais.
1991
● Lançamento do MINIDISC, que ao associar a miniaturização do WALKMAN ao disco óptico gravável, criou um aparelho como alternativa superior às tradicionais fitas cassetes de áudio. O disco baseado em mídia digital para gravação e distribuição ao consumidor tinha qualidade semelhante ao CD.
1994
● Lançamento do PLAYSTATION, um videogame revolucionário que se tornou um enorme sucesso de vendas. A empresa gastou mais de €479 milhões no desenvolvimento do produto. O videogame se tornou o produto de maior sucesso da empresa, chegando a possuir 70% de participação de mercado.
1996
● Lançamento da CYBERSHOT, uma câmera digital que evoluiu muito desde que o primeiro modelo, DCS-F1 de 0.35 megapixels com lente rotativa de 180 graus e flash foi introduzido. Em 2001 a linha já contava com câmeras de 5.2 megapixels.
1997
● Lançamento do VAIO, um laptop que se tornou um dos maiores sucessos comerciais da empresa. O primeiro modelo de laptop chegou ao mercado americano como uma resposta a um desejo da SONY de converter o PC em algo mais do que um simples instrumento para escrever documentos, elaborar planilhas, apresentações e consultar e-mails. O nome VAIO era a abreviação de Operação Integrada de Áudio e Vídeo (Video Audio Integrated Operation). Isso porque seu criador, o engenheiro Teiyuu Goto, do Creative Center (Centro Criativo) da SONY no Japão, imaginou um produto para facilitar a utilização de tecnologia de áudio e vídeo para uso pessoal ou profissional, e principalmente, que este equipamento reunisse convergência, conectividade e diversão. A primeira sílaba VA representa a curva de freqüência da tecnologia analógica; e a segunda sílaba IO traz o código binário (1 e 0) que significa a tecnologia digital.
1998
● A Lançamento do MEMORY STICK, famoso cartão de memória flash utilizado em suas câmeras digitais.
1999
● Lançamento do PLAYSTATION 2, a segunda geração do famoso videogame, que em 2011 superou a marca de 150 milhões de unidades vendidas no mundo.
2004
● Lançamento da primeira câmera de vídeo HD digital para uso amador do mundo, em conformidade com os padrões HDV.
2005
● Lançamento da BRAVIA, uma linha completa de televisões LCD de alta definição que se diferencia das concorrentes por reproduzir muito mais cores, de uma forma fiel e viva. A palavra BRAVIA é a abreviatura de “Best Resolution Audio Visual Integrated Architecture”.
● Lançamento da primeira pilha sem mercúrio. A pilha de botão, totalmente “amiga do meio-ambiente”, é muito utilizada em relógios, pequenos termômetros e videogames portáteis.
2006
● Lançamento do PLAYSTATION 3, a terceira geração do famoso videogame.
2007
● Lançamento da CYBERSHOT SMILE SHUTTER, uma câmera digital com a função Smile Shutter, que funciona a partir da tecnologia de detecção de face. Quando o disparador é pressionado até o final, o Smile Shutter reconhece se a pessoa a ser fotografada esta sorrindo e automaticamente faz até 6 fotos seguidas.
● Lançamento da primeira televisão OLED (organic light-emitting diode) comercial do mundo, levando as telas finas a um novo limite. A TV possuía tela de 11 polegadas e espessura de 3 mm.
2009
● Lançamento do SONY VAIO P, um computador de bolso premium com apenas 2 cm de espessura e 620 gramas de peso, sendo o laptop portátil mais compacto do mundo. Apesar da capacidade de memória do Vaio P ser maior, possui 60 GB de disco rígido e memória RAM de 2 GB, ele vem equipado com o mesmo processador dos outros ultra portáteis. A principal atração do mini PC é a tela de alta definição de 8 polegadas ultra widescreen, que apesar da proporção ser pequena, permite visualização de dois sites ao mesmo tempo.
2010
● Lançamento da SONY BRAVIA 3D, nova linha de televisores 3D. A ação de lançamento da linha de televisores 3D em junho foi cinematográfica: o juiz mal havia apitado o fim da partida entre África do Sul e México na abertura da Copa do Mundo, na sexta-feira 11, quando um pequeno exército de funcionários da empresa japonesa iniciou uma complexa operação logística em diversos países. O objetivo da ação era enviar para mais de quatro mil lojas as primeiras imagens já feitas em três dimensões de um jogo de Copa do Mundo para serem mostradas aos potenciais compradores de sua televisão Bravia 3D, que estava sendo lançada naquele dia em vários países do mundo. Com conversor digital integrado e equipada com as mais recentes tecnologias e inovações exclusivas, esta linha possui processador BRAVIA ENGINE que trata o sinal recebido, oferecendo qualidade de imagem e ação sem igual.
● Lançamento do Video On Demand powered by Qriocity, que permite aos usuários assistir a filmes sob demanda tanto em alta definição como na resolução padrão. O serviço está acessível em aparelhos da SONY com conexão de rede como as televisões Bravia, tocadores de Blu-ray, sistemas de home theater com Blu-ray, videogame PlayStation e computadores Vaio. Recentemente o serviço disponibilizou o acesso a músicas, e também será usado para distribuir jogos e e-books.

 

Origem da palavra "Sony"

Em 1955, a empresa decidiu utilizar o logótipo SONY em produtos Totsuko e três anos mais tarde mudou o seu nome para Sony Corporation.

Foram combinados dois conceitos para criar o nome "Sony". Um foi a palavra do Latim "sonus", que é a raiz de palavras como "som" e "sónico". O outro foi "sonny boy", uma expressão utilizada no Japão na altura para descrever um jovem com um espírito livre e pioneiro. O nome encerrava na perfeição o espírito da empresa como um grupo de jovens com a energia e paixão por criação sem limites.
Fonte: japaoemfocosony.pt

2 comentários:

A estória da Sony é muito bonita: Já passou em um documentário na TV Cultura. Ótimo blog ^_^

Opa Luís, que bom que gostou! Procuramos sempre trazer um bom conteúdo pro blog! =]

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...