Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

13 de jun. de 2012

Maneki Neko

 Entre os mais conhecidos talismãs está o Maneki Neko, um gato com uma pata levantada. Esta figura é vista no Japão como símbolo de boa sorte, acenando para a prosperidade e sucesso nos negócios, com a sua pata curvada.
Há muitas histórias que cercam a origem do gato acenando, talvez a mais popular é a Lenda do Templo Gotokuji.
Essa história, ocorre no início do Período Edo (1603 – 1867), fala de um padre local, que cuidou do templo Gotokuji, em Tóquio e tinha um gato.
Apesar da sua pobreza, o padre muitas vezes dividia sua comida limitada com seu gato.
Um dia, durante uma tempestade, um samurai que se abrigava sob uma árvore perto do templo, viu o gato do padre, aparentemente, acenando para que ele, e chamando-o para se abrigar no templo.
Assim, logo que ele aproximou-se do gato, um raio atingiu a árvore que tinha sido seu abrigo e ele estava embaixo, fazendo-a cair ao chão, onde ele estava exatamente em pé.
Grato ao gato que tinha salvado sua vida, o samurai que era muito rico, recompensa o templo com manutenção e adota como seu lugar de culto e da sua família.
Quando o gato morreu, foi honrado por mérito e enterrado em um cemitério especial, e em cima do seu túmulo colocada uma estátua que foi feita à sua semelhança, iniciando assim a imagem do gato de sorte que hoje conhecemos.
Da lembrança de Goutokuji até os dias de hoje o Maneki Neko mudou bastante e atualmente ele é fabricado com algumas particularidades:

    • Uma moeda dourada chamada Koban. Usada no período Edo, esta moeda valia 10 milhões de ryô.
   • Um colar vermelho. Durante o período Edo, o gato era um animal de estimação muito caro e as mulheres ricas da época enfeitavam seus gatos com um colar vermelho feito de hichirimen (uma flor vermelha) e um sino para saberem por onde andava o gato.
   • Um avental. Provavelmente relacionado com o Jizo Bodhisattva, protetor das crianças mortas e das gestantes.
   • Diversas cores com seus significados, por exemplo: branco (pureza), preto (saúde e espantar maus espíritos), vermelho (proteção, espantar maus espíritos e saúde), dourado (riqueza), rosa (amor), roxo (força artística) e verde (força nos estudos).

A cor do gato, seu vestuário e qual da suas patas é levantada, e mesmo a altura em que a pata é levantada, tudo tem um significado.




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...