Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

5 de jun. de 2012

Bakeneko

O Bakeneko (化け猫 "Gato fantasma") é um gato com habilidades sobrenaturais parecidas com as de uma Kitsune ou de um Tanuki.
Os gatos sempre despertaram a curiosidade e a imaginação das pessoas. No Japão existem várias lendas sobre esses animais, incluindo o Maneki Neko, aqueles gatinhos com as patas levantadas que todo mundo já teve ou quer ter.

As lendas sobre os Bakenekos são diversas. Dizem que há quatro modos de um gato virar um Bakeneko:

    Ficando grande demais
    Ficando velho demais
    Ficando preso por um determinado tempo
    Tendo uma cauda muito grande    
                    
No quarto caso, a cauda do bakeneko se divide em duas, e ele passa a se chamar Nekomata (猫又). Tendo os seus poderes incrivelmente ampliados.
Os japoneses são extremamente supersticiosos quanto a esses seres, e chegam a cortar as caudas dos gatos quando filhotes. Existe até uma raça chamada bobtail, tipíca do Japão, que tem um rabo extremamente curto por natureza.

Um Bakeneko pode chegar a 1,5 m de comprimento, sem medir a cauda. Entre as habilidades do Bakeneko, podemos listar o poder de criar bolas de fogo, andar sobre duas patas — dizem que ele gosta de andar sobre duas patas e dançar com os mortos, e então os manda assombrar casas — e se transformar em humano. Ele também, se pular sobre um cadáver, pode trazê-lo de volta à vida. O Bakeneko pode até se transformar em seu dono e devorá-lo, assumindo o lugar deste. Eles são hostis e assombram as casas onde são mantidos.
Uma das lendas sobre este monstro é que ele tem as extremidades do corpo envolto em chamas. O bakeneko é muitas vezes ligado a incêndios misteriosos em casas onde havia indícios de existir gatos.

Apesar dessa conotação negativa, nem todos os mitos sobre Bakenekos os retratam como maus. De fato, existem histórias de Bakenekos fiéis aos seus donos, como o gato de um sacerdote budista que o ajudou a salvar seu templo da falência, ou o gato de uma geixa que a salvou de uma cobra venenosa. No entanto, apesar dessas qualidades positivas, a natureza animal e sobrenatural fazem do Bakeneko um ser perigoso e vingativo, mesmo em suas versões mais benevolentes.




1 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...