Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

12 de jan. de 2012

Raguko – o stand-up comedy japonês

Não há dúvida que o stand-up comedy é uma febre mundial. O espetáculo de humor executado por apenas um homem, sem acessórios, cenários ou piadas prontas começou a fazer sucesso nos EUA, mas já ganhou fãs em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde casas dedicadas exclusivamente a este tipo de apresentação são cada vez mais freqüentes.
raguko 1
Mas o que tudo isso tem a ver com o Japão? Tudo. Provavelmente você não sabia, mas foi por lá que surgiram os primeiros espetáculos de humor sobre o cotidiano, onde um homem sozinho, sentado em um tatame em trajes tradicionais japoneses faz graça sobre atualidades. O Raguko (“palavras caídas” em japonês), como é chamado por lá, surgiu no país antes do período Edo, que tem seu inicio no ano de 1603, isto é, mais de 300 anos antes do surgimento do estilo nos EUA.

O monologo começa com a apresentação da Makura, isto é, a contextualização contemporânea da piada. Na seqüência, a história especifica e contando e abre espaço para o Ochi, isto é, o punch, a virada, a piada em si. Nas mãos, no máximo um leque, que pode ganhar infinitos significados nas mãos de um bom humorista japonês. 
Confira abaixo, um vídeo do Raguko:
Fonte:clubk.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...