Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

31 de jan. de 2012

Como aconteceu a Imigração Japonesa no Brasil

Nesse ano de 2012, irão fazer 104 anos de imigração japonesa aqui no Brasil. Ai eu te pergunto, você sabe me dizer como tudo isso começou? Não? Não se preocupe irei explicar pra vocês agora!

Tudo se iniciou em 18 de junho de 1908, quando o navio de Kasato Maru chegou ao porto de santos, trazendo 165 famílias japonesas.
De acordo com o site oficial do Centenário de Imigração Japonesa no Brasil, os motivos para isso ter ocorrido foi bem simples. O Brasil na época estava precisando de mão-de-obra estrangeira para as lavouras de café, enquanto o Japão estava em grande crescimento populacional. Mas o problema era que a economia nipônica não conseguia gerar empregos necessários para toda a população, então para suprir as necessidades dos dois países, foi selado um acordo imigratório entre o governo brasileiro e japonês.

O ínicio da imigração foi um período bastante complicado, pois os japoneses enfrentaram muitas dificuldades. A língua, costumes, a religião, clima, alimentação e até mesmo o preconceito. Então o que acabou acontecendo, foi que muitas famílias tentaram voltar ao país de origem, porém, eram impedidas pelo fazendeiros, que as obrigavam a cumprir o contrato de trabalho, que muitas vezes era desfavorável aos japoneses. Mas como nós sabemos, que eles são duros na queda, conseguiram vencer esses problemas, passando então a fazer a vida mesmo em solo brasileiro.
Muitos imigrantes japoneses tinham a pretensão de enriquecer no Brasil e logo depois voltar ao Japão. Mas isso não aconteceu, devido aos baixos salários, que causavam para todos os trabalhadores japoneses muitas dívidas, devido ao custo de viver.

Hoje, o Brasil tem a maior população japonesa fora do Japão. Onde a grande parte deles vive no Estado de São Paulo, mas marcando presença também no Paraná,Mato Grosso do Sul,Brasília e Pará, entre outras cidades. A colônia japonesa no Brasil está dividida da seguinte maneira:
  • Isseis(japoneses de primeira geração, nascidos no Japão);
  • Nisseis(filhos de japoneses);
  • Sanseis(netos de japoneses);
  • Yonseis( bisnetos de japoneses).
Portanto, não foi à toa que a cultura japonesa se espalhou tão rápido por aqui! Quem imaginaria que a dificuldade tremenda que eles passaram na época, faria esses dois países serem tão próximos?

1 comentários:

Muito interessante saber essa história. Eu sabia pouco sobre isso.
Conheço alguns nisseis. O que mais conheço são chineses.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...