Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

5 de set. de 2011

O que é Take?

Traduzindo para o português Take significa Bambu.
Bambu amareloDesde a Antigüidade, o bambu sempre esteve relacionado com o cotidiano dos japoneses. Por ser fácil de manuseá-lo e cultivá-lo, o bambu sempre foi utilizado na produção de remédios, alimentos, material de construção, utensílios domésticos, instrumentos agrícola e musical e artesanato. Mas com a substituição do bambu por materiais industrializados, o consumo diminuiu 80% em relação à década de 70.

As principais espécies de bambu encontradas no arquipelágo são: Madake, Hachiku e Mousouchiku. Dizem que apenas o Mousouchiku foi importado da China. Os outros são bambus originários do próprio Japão.
Duas características inerentes ao bambu são a flexibilidade e a rigidez. Esses dois pontos são freqüentemente comparados ao pensamento sólido e flexível do povo japonês que, por exemplo, recuperou-se rapidamente da devastação provocada pela guerra, há muitos anos atrás e também do recente tsunami/terremoto que atingiu o país em 11 de março deste ano.

A rapidez do crescimento do bambu é realmente de se impressionar. Algumas espécies podem crescer até 1 metro por dia. A palavra take (bambu) é composta pelos ideogramas ta (alto) e ke (árvore). Grande parte da quantidade de bambus está presente em regiões sob influência de monções. Existem cerca de 600 espécies.
 
Hoje, o bambu voltou a ser revalorizado como um material de alta tecnologia. Por exemplo, o carvão feito de bambu, assim como o carvão vegetal, possui grande quantidade de poros com a estrutura adequada para os microorganismos habitarem. Estes microorganismos funcionam como decompositores de matérias orgânicas e das impurezas causadoras do mau cheiro do ar. Também o carvão feito de bambu possui grande quantidade de mineral como sílica e potássio que têm o poder para curar algumas doenças. Ainda o mesmo é utilizado para purificar a água, serve como base para a produção de remédios que fortificam a saúde dos gados e também como adubo na produção agrícola.

Taketori-Monogatari, uma das obras de ficção mais antigas do Japão, conta a história de Kaguyahime, uma princesa que nasceu do bambu. Com o passar do tempo, ela torna-se uma mulher muito bonita. O fascínio exercido por ela era tão grande, que todos os nobres, inclusive o imperador a pediram em casamento. Mas ela não aceitou ninguém. Um dia, ela decidiu ir embora para a lua. Dizem que essa história teve grande influência na ideologia budista.

Fonte:takenaweb.


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...