Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

16 de abr. de 2011

Undoukai: A Gincana Japonesa!

Sendo uma atividade tradicional da cultura japonesa, o Undokai (ou Undoukai, 運動会), quando traduzido ao pé da letra, significa Gincana Poliesportiva. Na prática, é considerada mais como uma gincana esportiva familiar. Ao pensarmos em esportiva, a primeira coisa que vem na cabeça são os esportes como futebol, vôlei, basquete e etc, mas o que encontramos no Undokai são atividades como cabo de guerra, corridas de obstáculos e diversas outras brincadeiras. Familiar não quer dizer que é apenas interno a uma família, mas sim juntando várias famílias, desde as gerações mais jovens - netinhos - até as gerações mais experientes - os avós. O principal objetivo do Undokai é a confraternização, de um modo geral.

Os Undokai costumam durar um dia inteiro e costumam acontecer em maio, quando não está nem muito quente e nem muito frio,mas ninguém sabe se eles vão fazer esse ano, com tudo que está acontecendo...mas enfim,podem ser organizados por escolas ou instituições independentes, que preparam as atividades, materiais e premiações para o acontecimento do mesmo, o que pode levar vários meses antes de sua realização. As famílias levam suas refeições para almoçar no local, em forma de piquenique. 


ALGUMAS DAS ATIVIDADES DE UM UNDOKAI:

Gojyû meetoru kyoso - Corrida de 50 metros rasos para crianças.

Hyaku meetoru kyoso - Corrida de 100 metros rasos para crianças.

Riree - Corrida de revezamento 4 X 400 metros.



Ninin sankyaku - Corrida de 3 Pernas - Em duplas, amarra-se a perna direita de uma pessoa à perna esquerda da outra, que abraçadas pelos ombros ou à cintura correm juntas por 50 metros.

Yomesan sagashi - Corrida da "procura de noiva" - Um grupo de rapazes é formado na linha de partida, e um grupo de igual número de moças é formado na metade do percurso da corrida. Na metade da distância entre os dois grupos, cartões com os nomes de cada moça são deixados no chão. Os rapazes saem correndo; cada um pega um cartão e vai até o grupo das moças, procurando e chamando pela jovem cujo nome ele pegou. Assim que encontra seu par, ambos devem correr de mãos dadas até a linha de chegada.


Supuun reesu (do inglês "spoon race", corrida da colher com ovo) - Equilibrando um ovo numa colher de sopa em uma das mãos, as senhoras devem percorrer 50 metros, e chegar sem deixar o ovo cair e sem segurá-lo com a outra mão.

Karimono kyoso - Corrida do "empréstimo". - Meninos e meninas correm numa pista, que tem na metade do percurso cartões com o nome de um objeto comum (caneta, chaveiro, cinto, lenço, relógio de pulso, telefone celular, presilha de cabelo, pulseira, etc.). Cada um pega um cartão e vai até amigos e familiares, pedindo emprestado o objeto citado no cartão. Assim que alguém lhe dá o objeto, a criança volta ao percurso para terminar a corrida e devolve o objeto a seu dono.

Tsunahiki (cabo-de-guerra) - Misto, para grupos de crianças e grupos de adultos.



Takara sagashi (corrida da "caça ao tesouro") - Divide-se a distância a ser percorrida em 3 terços. A um terço da linha de partida, são colocados no chão cartões com o desenho de um objeto, a dois terços são colocados fora de ordem cartões com o nome de cada objeto correspondente. As crianças devem sair correndo, pegar um cartão desenhado, chegar aos cartões escritos e encontrar aquele que corresponde ao cartão desenhado. Assim que achar o cartão correto, deve terminar o percurso.

Taiya korogashi kyoso - Corrida de pneus - Participantes correm empurrando pneus com as mãos por 50 metros.

Kani kyoso - Corrida de caranguejo - Em duplas, abraçadas de costas e correndo de lado, percorre-se 50 metros.

Sakana tsuri kyoso - Corrida da pesca da garrafa - O "peixe" a ser pescado, na prática, é uma garrafa vazia colocada em pé na metade do percurso. Varas com um barbante e um prego de pelo menos 5 cm amarrado ao meio são deixadas no chão a alguns metros da linha de partida. Cada participante sai correndo, pega uma vara, chega às garrafas e deve, a dois passos de distância, fazer com que o prego entre na garrafa. Com a garrafa presa à vara pelo barbante com o prego, o participante deve completar o percurso sem deixar a garrafa cair.

Keisan kyoso - Corrida do cálculo - Cartões com uma proposta de cálculo simples sem o resultado são deixadas no chão, na metade do percurso (por exemplo, 5+3=, 7X2=, 10-8=, etc.). Munidas com um lápis, cada criança corre, pega um cartão, escreve o resultado e termina o percurso. Obviamente vence a criança que chegar primeiro com o resultado correto escrito no cartão.

Tamaire kyoso - Bolinhas ao cesto - Dividem-se as crianças em dois times, que correspondem às cores - geralmente branco e vermelho - de dezenas de bolinhas de pano recheadas com retalhos, do tamanho de bolas de beisebol. Uma pessoa - de preferência com um capacete na cabeça - segura no centro do campo um grande balde instalado na ponta de uma vara ou cano com aproximadamente 4 m de altura, no qual as crianças devem durante 5 minutos jogar e tentar encestar o maior número de bolas da cor de seu time. 


Fonte: animeforces


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...