Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

24 de jan. de 2011

Origamis


Foram os samurais no início do século 17 os responsáveis pela criação dos primeiros origamis que conhecemos atualmente. O mais interessante é que, ao contrário da visão infantilizada que se tem até hoje dessa arte de dobradura em papel, até o século 19 o origami foi praticado como passatempo restrito aos adultos. Um dos motivos era o alto custo do papel.
No período Edo (1600-1867), a prática se estendeu as mulheres e crianças. Até o final dessa época já haviam sido registrados cerca de 70 formas de dobraduras diferentes.
O primeiro e mais famoso deles é o tsuru (garça), que aparece nos exuberantes quimonos da época. Também conhecida como orizuru, a garça em dobradura representa felicidade e longevidade.
Na era Meiji (1868-1912), a arte passou a ser ensinada nas escolas e teve influência estrangeira de países como a Alemanha, onde a dobradura também era praticada.

O que é o origami?

De forma bem resumida, o origami é a arte japonesa de dobrar papéis. O objetivo é criar todo tipo de objetos ou animais a partir de um papel quadrado e sem a necessidade de cortes.
Apesar disso, a arte do origami é bem flexível, permitindo cortes e colagem de pedaços de papeis para alcançar o objetivo esperado. O origami também permite o uso de papeis em outros formatos diferentes do quadrado.
Para os amantes da língua japonesa, a palavra origami é formada por duas outras palavras em japonês 折り e 紙. Como os kanjis podem ter sua leitura modifica, a palavra 折り紙 acaba sendo lida como origami.

O origami e a cultura japonesa

A relação entre o origami e a cultura japonesa é algo bem simples e curioso. Dizem que, quando alguém consegue fazer mil origamis, terá um pedido realizado. Acho que esse fato acaba sendo outro fator de incentivo para a propagação e desenvolvimento de novas técnicas de origami, além da diversão é claro.

Fontes: linguajaponesa.com.br e nipocatarinense.org.br

1 comentários:

Só deveriam dizer onde acham os diagramas dos origamis

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...